Como sempre comento, tive vários tabus quebrados experimentando coisas que abominava no mundo dos vinhos. Por isso sou ferrenha defensora de que todo vinho merece ser provado. E se não gostou…. que vire tempero.
 
Com a região do Languedoc foi assim. Alguém um dia me disse que era uma regiãozinha lá no sul da França que só fazia vinhos ruizinhos… Carreguei essa bobeira por anos, até provar vinhos deliciosos e com super custo benefício que me fizeram mudar de ideia.
 
Bem, Languedoc compartilha de muitas das mesmas características de solo e clima do Rhône e da Provence, que são suas regiões vizinhas. Só sabendo disso já dá pra perceber que a região é privilegiada não é?! E se eu te disser que os produtores mais cuidadosos, verdadeiros artesãos do vinho, ainda preservam suas propriedades e cultivam de modo biodinâmico ou orgânico suas uvas? Então… Ainda vai ficar de mimimi? Bora conhecer dois bons rótulos vindos desse reino escondido dos vinhos:
 
– Travers de Marceau, safra 2013, de Domaine Rimbert: Vinho orgânico de um dos produtores mais autênticos do mundo, considerado um poeta do vinho. Elaborado com syrah, mouvédre, cinsault e carignan, passa por 12 meses de carvalho e tem guarda de 5 a 6 anos. É uma excelente opção para acompanhar pato, coelho ou atum. Custa só R$58,00 na De La Croix, importadora paulistana especializada em achados franceses.



 
– Bergerie de L’Hortus Classique, safra 2013, de Domaine L’Hortus: Elaborado com o clássico corte GSM: grenache, syrah e mouvédre, não passa por carvalho, mas tem uma bela presença e uma carinha de vinho do Rhone. Também tem guarda de 6 anos. Vai bem com aves,vitela ou carnes curadas. Custa R$79,00 também na De La Croix, que manda rapidinho as encomendas. 
Acessem http://www.delacroixvinhos.com.br/ para comprar.


 
Gostaram? Aproveitem que o friozinho está voltando, provem essas maravilhas e depois me contem!
 
Um beijo e até a próxima taça!
 
Keli

 

12 Replies to “Languedoc, guardando tesouros no Sul da França.”

  1. Ale, sem palavras para você! Além de amiga que construí com o vinho também é uma grande inspiração. Estou começando, mas seu apoio sempre foi essencial. Um grande beijo, Keli

  2. Obrigada pela visita e comentário, John! Vou conhecer seu site. Abraço, Keli

Comments are closed.