Carignan, a uva injustiçada.

Posted on Posted in Chilenos, Degustação, França, Languedoc, Vinhos por Keli Bergamo

Já há algum tempo que eu vinha querendo me aprofundar sobre a Carignan e o último encontro da Quintas de Vinhos foi uma boa oportunidade pra isso.

Logo que comecei os estudos me deparei com essas afirmações de Andrew Jefford: “Seus vinhos costumam ser escuros, pungentes, ácidos, ásperos. Por que me detenho nela? Por que, a exemplo das nuvens mais escuras de tempestade, tem um lado ensolarado de cuja existência poucos desconfiam.”

Acabei descobrindo que é uma uva caprichosa, que não tolera bem colheita mecânica e exige vinhas velhas para originar bons vinhos. Ou seja: estava sendo injustiçada quando diziam só dar origem a vinhos rústicos e por vezes difíceis demais.

A partir dai escolhi dois rótulos, ambos da Decanter, ambos de vinhas velhas, mas de regiões diferentes, um francês do Languedoc e um chileno do Maule:
 

 
– Paul Mas Carignan Vieilles Vignes, Safra 2013: Elaborado a partir de uvas de baixo rendimento com videiras de mais de 50 anos. De corpo leve, nariz de frutas negras bem maduras, especiarias. Na boca é surpreendentemente fresco.

– Vignadores de Carignan, Safra  2011 da De Martino: Um dos vinhos do grupo formado por 14 vinícolas chamado Vigno (Vignadores de Carignan), que estabeleceu algumas regras (os vinhos precisam ter pelo menos 65% de Carignan, plantados em vinhedos antigos, e devem esperar por pelo menos dois anos antes de chegar ao mercado, seja em barrica de carvalho, seja na própria garrafa.

Foi eleito o melhor Carignan pelo Decorchados em 2.014. Elaborado com 85% de Carignan e 15% de Malbec e Cinsault, traz aromas de frutas vermelhas e ervas, na boca tem mais corpo, mais persistência que o francês, mas comporta um tempinho a mais de guarda.

O grupo que provou ficou dividido, pois isso recomendo a prova dos dois e então a escolha de seu estilo favorito de Carignan.

Até a próxima taça, Keli Bergamo

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *