Há tempos eu sonhava em conhecer o berço desses espumantes tão especiais.

A oportunidade surgiu na última semana, quando estive no RS e finalmente pude constatar o que na taça já era claro: Estrelas do Brasil produz os maiores espumantes nacionais.

Chegando ao Monte Vino (município de Faria Lemos), fui recebida pelo enólogo e sócio da Estrelas Irineo Dall’Agnol, que me apresentou a propriedade e deu uma verdadeira aula sobre o terroir, a produção de uva na região e me contou sobre seus projetos de ampliação e sustentabilidade.

Extremamente apaixonado pelo local, Irineo contou que a parceria com o também enólogo Alejandro Cardozo nasceu do desejo de produzir espumantes de extrema qualidade, inovadores e que representassem todas as possibilidades da região.

 

Sem dúvida a maior das inovações dos espumantes Estrelas do Brasil é a utilização de leveduras encapsuladas, as quais deixam os aromas mais maduros e ainda potencializam o envelhecimento com qualidade, preservando sabores e perlage.

O papo durou a tarde toda e apenas um post seria pouco para contar tudo que aprendi por lá.A verdade é que os espumantes são feitos com extremo carinho e respeito, o que os torna ainda mais especiais.Provei vários rótulos, mas meus favoritos são o Brut Champenoise 2006 e o Nature Rosé 2007.

Todos os espumantes Estrelas do Brasil bem como os vinhos Dall’Agnol (o fumê blanc é apaixonante) estão a venda diretamente no site da vinícola: www.estrelasdobrasil.com.br. As vendas são coordenadas pelo próprio Irineo, com quem também se pode combinar uma visita.

  

E para coroar um dia mais que especial, no jantar tive o privilégio de degustar o primeiro Estrelas produzido, safra 2005, absolutamente preservado, em companhia do enólogo Alejandro.

 

Estrelas do Brasil, sem dúvidas, mostra o que de melhor se pode produzir no país e merece ser degustado.

 

2 Replies to “Bebendo estrelas..E tão perto do céu…”

Comments are closed.