Como visitar as vinícolas da França.

Posted on Posted in França, Publicações, Serviços, Vinhos por Keli Bergamo

Andei meio sumida por aqui mas agora retomaremos as postagens com mais constância e sempre trazendo as novidades do mundo do vinho.

Acabei de voltar de uma viagem à França e visitei várias vinícolas em Bordeaux. Algumas consegui agendamento direto, outras através de importadoras, mas me arrisquei por um aplicativo recém lançado e adorei a experiência, por isso vou dividi-las com vocês.

O aplicativo e site Rue des Vignerons (https://www.ruedesvignerons.com/ ) foi criado por jovens parisienses interessados em fomentar as visitações aos pequenos produtores, com características familiares e que ficam às margens das grandes estrelas de cada região.

Após uma seleção cuidadosa e visitas as vinícolas, o serviço ganhou forma e vem atendendo muitos visitantes. Funciona assim:

Você busca pela região que irá visitar e lá estão relacionadas por ordem alfabética todas as vinícolas disponíveis no serviço, com horários, capacidade de visitantes nos horários, custos e também descontos na compra dos vinhos para quem fizer o agendamento pelo aplicativo.

Fiquei um pouco receosa mas tive experiências maravilhosas em três vinícolas nas sub-regiões de Bordeaux:

  • Sautérnes: Visitamos o Chateau Rabaud Promis e fomos muito bem recebidos pelo proprietário (e seus cachorros), que nos deu uma aula sobre botrytis que não encontramos em outras visitas, além de nos permitir provar os recém vinificados sautérnes de 2.016 em aço inox e madeira. Sem dúvidas foi uma grande experiência, menos comercial e muito mais proveitosa do que vemos em muitos locais.
  • Pomerol: Visitamos o Chateau de Sales, onde uma guia nos esperava de modo muito receptivo e ensaiando um português para facilitar nossa compreensão. Ela nos contou pacientemente toda a história da vinícola e nos permitiu acesso às áreas privativas, tornando o passeio ainda mais agradável.
  • Margaux: Visitamos o Chateau Marquis de Terme onde, além de todo o passeio convencional, ainda saímos aos vinhedos para entender um pouco mais sobre condução das videiras e podas.

O aplicativo não esgota todas as alternativas mas facilita muito o acesso a produtores mais familiares, que possibilitam uma melhor compreensão da produção de vinhos das regiões sobre outro foco.

Para as visitas acima pagamos preços módicos e o excelente tratamento recebido bem como a qualidade dos vinhos degustados nos fez adquirir garrafas em todos eles.

Vale pelo incentivo aos menores, pelo fomento cultural da região e, principalmente, para sair do comum.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *