Decantar o Champagne

Posted on Posted in Serviços

Aí sim fomos surpreendidos novamente. Bom pelo menos eu fui.

Nunca tinha ouvido falar nisso até ver há alguns dias um vídeo de uma amiga de Curitiba em uma degustação de uma maison muito famosa onde o Demi Sec estava sendo decantado.

Fiquei encanadíssima e perguntei para Deus e o mundo se conheciam e sabiam o porque disso. Procurei em livros e nada.

Bom, ouvi de uma Sommelière que é um hábito comum lá em Champagne (o que ninguém e nenhum livro me confirmou), e ouvi mais um monte de coisas.

– Segundo o enólogo que conduzia a degustação, a ideia era diminuir a acidez do champagne aumentando sua sensação de doçura para que melhor harmonizasse com a sobremesa.

– Segundo uma especialista em análises químicas de vinho ( e estudante do Diploma) que consultei o CO2 dissolvido em H2O forma ácido carbônico, que é instável, não é isolado sozinho e é um ácido fraco, não sendo essa diminuição perceptível em uma garrafa de espumante. Complicado né?

– Segundo uma outra Sommelière, essa especialista em Champagne, a motivação da decantação é eliminar as borbulhas para o fim de diminuir a sensação de frescor do champagne, trazendo uma sensação de maior dulçor e também aumentando a sensação de peso e corpo do mesmo.

Mais aí eu pergunto: Vale a pena? Tanto trabalho e custo na fermentação e guarda para eliminar os seu efeito mais emblemático?

Alguém já provou? Tem algo a acrescentar? Esse é um post de curiosa…

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *