Há uma semana tive a oportunidade de conhecer dois vinhos da Pilandro, uma vinícola sediada no Lago di Garda, no Veneto, mas com propriedade também na região berço do Verdicchio, Marche.

Além de gostar de bons vinhos, me admiram boas histórias para contar e esses ganharam meu coração também por essa razão.

Soube que seriam lançados no Brasil pela proprietária da vinícola e que a mesma era brasileira. Soube ainda que fariam um comércio menos ostensivo, para que seus vinhos fossem vendidos por quem realmente os compreendesse .

E num almoço divertidíssimo conheci então a Patrícia, casada com o enólogo e herdeiro da vinícola, e que hoje abre os mercados internacionais da casa sem deixar pra trás o estilo familiar. Junto com a RP da vinícola, minha xará Kelli, ela me contou como recebe os convidados com jantares ou almoços feitos por ela mesma (Patricia conheceu o esposo quando era Chef de cozinha na Itália) harmonizados com alguns dos 21 vinhos da casa. Contou sobre o perfeccionismo do marido e molho chefe da casa e me transportou um pouco ao local contando as histórias de séculos que envolvem a propriedade.

História e cuidados que merecem ser valorizados quando se fala em vinhos e na constante massificação sem alma que vemos por aí.

No Brasil a importação começou com apenas dois rótulos:

– Il Pozzetto: Um Verdicchio deliciosamente fresco, notas cítricas, de frutas brancas e flores. Excelente acidez. Harmonizou com um harmburguinho de bacalhau perfeitamente.

– Pilandro Merlot 70 anni: Proveniente de vinhas velhas, esse merlot estava incrível. Ainda em crescimento, decantamos por cerca de uma hora e foi se mostrando a cada gole um pouco diferente. Frutas vermelhas e negras, especiarias doces, rosas… Harmonizou com uma costela bovina cozida a baixa temperatura. Um vinho incrível com muita capacidade de guarda e com decantação recomendada de 6 a 8 horas.

 

Os vinhos da Pilandro estão em alguns pontos de venda em São Paulo, em Curitiba na Adega Brasil do Batel e em Londrina pelo telefone 43-99947-0158 com Geraldo ou 43- 99156-0653 com Flavia.

 

 

2 Replies to “Vinícola Pilandro, Veneto, Itália.”

  1. Tive a oportunidade de degustar. Gostei muito dos dois rótulos.

Comments are closed.