360 Series Cabernet Franc 2014 de Luis Felipe Edwards

Posted on Posted in Vinhos por Keli Bergamo

Tenho provado diversos cabernets francs ultimamente e tido agradáveis surpresas com a maioria deles. Os argentinos, como já falei aqui, tem se mostrado muito equilibrados e elegantes e são uma belíssima alternativa a Malbec.

Tratando-se de Cabernets Francs chilenos, no entanto, essa foi minha estreia! E  qual não foi minha surpresa com esse vinhaço que custa apenas R$99,00 na Rede Oba.

O 360 tem uma maciez e cremosidade que me encantam nos vinhos varietais de CF. Taninos maduros, muita acidez, aromas de frutas vermelhas e apenas um toque apimentado com um finalzinho defumado delicioso.  Oriundo da região de Lolol, no Colchagua, que tem excelente ensolação e influência do Pacífico, proporcionando uma boa maturação às uvas e não deixando a CF com aquele gosto de grama típico de regiões mais frias.

Foi degustado com costelinha suína assada e o casamento foi perfeito!

Aproveitando… A Cabernet Franc é oriunda de Bordeaux mas onipresente em quase toda França. Tem destaque, além de sua participação nos vinhos da margem direita de sua região mãe (o ícone Cheval Blanc é seu maior exemplo) também em excelentes vinhos do Vale do Loire (Chinon, Sauur-Champigny e Burgueil).

Vem se adaptando muito bem ao Brasil, mostrando muita tipicidade principalmente nos vinhos de Pinto Bandeira, como da vinícola Valmarino, que adoro!

Gostaram? Que tal aproveitar essa onda de frio que está chegando para prová-lo também?

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *