Merlot Terroir 2012 – Miolo, Brasil

Posted on Posted in Brasil, Degustação, Espumantes; Espumantes Brasileiros; Vinhos Brasileiros; Wine; Wine Lovers, Harmonização, Harmonizações, Vinhos por Keli Bergamo

Como comentei no artigo para o Arquitetando Estilos faço questão de incluir vinhos nacionais nas degustações que conduzo, especialmente as realizadas às cegas, com o especial intuito de mostrar a quem ainda não se atentou que temos vinhos deliciosos por aqui.

E há alguns dias tive a feliz experiência de incluir o Miolo Terroir 2012 dentre os degustados e foi uma super experiência.

O Merlot Terroir nasceu com a assinatura do enólogo Michel Rolland, que fez uma consultoria por alguns anos para o Grupo Miolo e colaborou para a entrada da empresa no mercado externo. Me lembro de ter provado o 2004 logo em seu lançamento e me encantado pelo estilo e profundidade dele. Depois de alguns anos voltei a degustá-lo e estava ainda melhor.

Alguns anos depois voltei a provar o rótulo, safra 2005, esse, como vários outros brasileiros do mesmo ano, excepcional.

Agora foi hora de conhecer o 2012 e me sentir novamente orgulhosa: Um vinho de acidez média, frutas maduras e leves toques balsâmicos. Algumas nuances animais deliciosas, perfeitamente harmoniosas. Um vinho em seu auge.

Harmonizamos com canjiquinha ao ragu de costela (criação dos chefs da Menu) e ficou perfeito.

O vinho custa cerca de R$150,00 mas está em promoção no site da Miolo. Aproveitem.

 

Fotos: Ana Paula Juliani

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *