Vinhos do Brasil – Parte 5: Adolfo Lona

Posted on Posted in Brasil, Espumantes; Espumantes Brasileiros; Vinhos Brasileiros; Wine; Wine Lovers, Publicações, Vinhos por Keli Bergamo

Finalizando com chave de ouro minha passagem pelo Sul consegui reencontrar (depois de 10 anos) o Sr Adolfo Lona, enólogo, escritor e uma das pessoas mais sensatas do mundo do vinho.

Foram várias idas ao Vale e a Garibaldi e sempre nos desencontrávamos, mas ontem consegui visitá-lo no novo espaço da família: Espaço Adolfo Lona (Avenida Lageado, 865, Petrópolis, Porto Alegre, telefone:51-3372-1265).

O Espaço Adolfo Lona é um misto de loja, escola de vinhos e eventos. Em uma casa muito simpática é possível encontrar rótulos de vinícolas familiares do Sul Além dos espumantes do Sr Lona, estão disponíveis os vinhos da Guatambu Estância do Vinho, Vinícola Batalha e Angheben (tem post sobre eles logo abaixo).

A ideia foi de criar um espaço de convivência para o vinho com eventos e rótulos de qualidade.

Fui recebida pelo Sr Adolfo e seu neto Lucca, sommelier que o auxilia no Espaço e degustamos seu mais recente lançamento, Silvia 1972.

Para quem não conhece a linha de espumantes Adolfo Lona, explico que há espumantes elaborados pelo método charmat (brut, brut rose e demi sec) e champenoise (brut e nature). Todos aprovadíssimos, aliás.

Além da linha tradicional, há o Orus, um espumante com maior tempo de autólise e muita complexidade. Já falei sobre ele aqui:

E nessa visita provei o novo rótulo “premium” da casa: Silvia 1972, uma linda homenagem a esposa do Sr Adolfo.

Elaborado com Merlot (60%) e Pinot Noir (40%), o Silvia possui uma cor rosé muito sutil, um Perlage fino e delicado. Ao chegar no nariz, no entanto, mostra sua potência e profundidade, com alguns toques de amêndoas tostadas, um leve defumado, que abre caminho para uma boca fresca e de frutas vermelhas e alta acidez.

Um espumante maravilhoso para ocasiões especiais, com uma harmonização pensada especialmente para ele.

Obrigada novamente ao Sr Adolfo e Lucca pela recepção.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *