Beaujolais Noveau

Posted on Posted in França, Publicações

O Beaujolais Nouveau Day acontece na França na terceira quinta-feira de novembro com fogos de artifício, música e festivais. Segundo a lei francesa, o vinho é liberado em 12:01 am, poucas semanas depois que as uvas foram colhidas. A festa ganhou adeptos em toda a França e pelo mundo.

Beaujolais Nouveau é um vinho de cor vermelho cereja, que deve ser servido gelado e, como costumeiramente se diz, não serve aos esnobes. Este frescor e fruta que traz é o resultado de um processo de fermentação rápida (maceração carbônica) e da colheita de frutos Gamay manualmente, originando um um vinho saboroso e limpo que é apreciado pelos paladares do mundo inteiro.

Talvez o mais conhecido produtor de Beaujolais Nouveau seja Georges Duboeuf, que foi o inventor da grande festa pela chegada do Beaujolais, movimentando assim a indústria local e criando um grande marco para a região.

A venda deste tão jovem vinho foi visto por alguns vinicultores como um meio para limpar grandes quantidades produzidas a lucros decentes, o que criaria um fluxo de caixa muito necessário logo após a colheita. Mas nem por isso falta qualidade aos Noveaus.

Hoje, existem várias dezenas de viticultores que fazem este vinho querido e popular e no Brasil as garrafas começam a ser vendidas a partir de amanhã e exclusivamente pela Mistral, pois infelizmente as demais importadoras ignoram essa categoria de vinhos.

Beaujolais construiu sua reputação em Lyon e Paris como um vinho fácil de beber, agradável e sem grandes pretensões. Apenas frescor e fruta cítrica vívida. Se preserva mesmo com a preocupante padronização que a moda impõe aos vinhos e merece ser apreciado.

Se ainda não conhece, aproveite a oportunidade. Santé!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *