Advogada em Londrina, Keli Bergamo sempre gostou de degustar e ouvir histórias sobre vinhos em reuniões de amigos e, pela curiosidade em conhecer mais sobre a produção e as pessoas nela envolvidas, passou a buscar cursos e meios de se aprofundar no tema. Em 2006 começou a integrar uma confraria exclusiva para mulheres (COFEVIL), e logo percebeu que jamais abandonaria aquele universo do vinho. Com o tempo tornou-se presidente do grupo com mais de 40 de mulheres e aí percebeu que era necessário mergulhar mais no assunto.

Foi convidada a fundar e a palestrar para novos grupos de confrarias em Londrina e também em cidades vizinhas. Logo passou a receber convites para palestras e degustações, bem como consultorias no mercado de vinho local, que até o momento era carente de profissionais especializados.

Guiando degustações e em contato direto com o consumidor final, Keli sentiu que precisava ter uma formação de fato na área. Iniciou vários cursos temáticos, buscou aprofundar-se sobre regiões produtoras de vinhos e em métodos de vinificação. Fez cursos como ‘Wine & Spirits Education Trust (WSET) – Nível 3’, ‘The French  Wine Scholar’ – especializado na produção francesa e também cursou a ‘Academia dos Vinhos de Portugal’ tornando-se Embaixadora dos Vinhos de Portugal Nível Intermediário.

Sentido a necessidade de compartilhar tudo que vinha aprendendo, e com maior embasamento para tanto, passou a atuar como educadora. Em 2016 começou a lecionar a disciplina de Enogastronomia na Menu Escola de Gastronomia. Em 2017 foi aprovada como educadora na escola internacional ‘Wine & Spirits Education Trust (WSET)’, ministrando aulas por todo Brasil. Em 2018 lançou um livro ‘Ciências do vinho: Noções básicas de enologia para curiosos enófilos’ como co-autora pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

 

Toda a sua jornada enriquecedora no mundo do vinho não a fez parar por aqui, foi então que nasceu o Blog Vinhos por Keli Bergamo, contando sempre a sua jornada como profissional de vinhos, falando sobre os vinhos degustados e também todas as curiosidades que vem por trás de cada rótulo. Sempre dividindo seu conhecimento e suas descobertas, hoje Keli Bergamos vai além: é colunista de sites de ‘life style’, revistas e também presta consultoria para importadoras, bares e restaurantes tanto em Londrina como em outras regiões pelo Brasil.

Os bons relacionamentos cultivados em um trabalho pautado pelo conhecimento e verdade lhe abriram portas com outros profissionais mundo afora, o que só faz crescer a vontade em aprender e transmitir o conhecimento adiante. Keli não consegue mais imaginar como seria seu mundo sem o vinho.

Se você também é um interessado pelo mundo do vinho, pelas novidades e procura um conteúdo descontraído e com fundamentos, entre e explore o blog Vinhos por Keli Bergamo.