Férias na Serra Gaúcha em 4 dias – Parte 3

Posted on Posted in Brasil, Publicações, Serviços, Vinhos por Keli Bergamo

No terceiro dia tivemos três visitas bem distintas:

Dom Cândido: vinícola familiar, onde fomos recebidos pelo proprietário Marcos Valduga e pelo enólogo Daniel de Paris e conversamos muito sobre as ações e papel da Aprovale, perfil de consumo e crescimento do vinho brasileiro. Uma visita cheia de conhecimento, história e deliciosos vinhos. Eu adoro o Documento, Merlot DO deles, mas meu destaque de ontem foi o Chardonnay com estágio em Carvalho por apenas 30 dias.

Casa Valduga: O maior complexo do Vale e parada obrigatória por aqui. Depois de almoçarmos maravilhosamente bem no restaurante Maria Valduga fomos conduzidos pelo enólogo Lucas por um passeio lindo pelas caves. Degustamos diversos vinhos e meu destaque ficou para o novo vinho da casa: Terroir exclusivo – Corte de Syrah 86% viognier 14%. As uvas são da safra 2018 e dos vinhedos de Encruzilhada e estagiam em Barrica de terceiro uso por 8 meses.

Almaunica: Uma das prioridades mais lindas do Vale. Vinhos de muita personalidade, com longos estágios em barrica. Provamos alguns exemplares da safra 2018 (considerada a melhor dos últimos anos) e o primeiro vinho produzido na casa: Um cabernet sauvignon 2009 com 24 meses em barrica nova americana. Bela experiência e a certeza que o vinho ainda tem um bom tempo de vida.

Amanhã conto sobre nosso quarto e último dia na região.

Até a próxima taça, Keli Bergamo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *