Michele Chiarlo Barbera d’Asti Superiore – Nizza DOCG – La Court Vigna Veja 2011 – Piemonte, Itália

Posted on Posted in Degustação, Itália, Vinhos por Keli Bergamo

Barberas despertam em mim sentimentos confortantes. Acho ao mesmo tempo fáceis de tomar e profundos. A cereja característica de seus aromas sempre me encanta.

Domingão tive o prazer de degustar esse grande exemplar do produtor Michele Chiarlo que agora chega ao Brasil pela Devinum.

Elaborado somente em safras especiais, tem o lindo rótulo criado por Ugo Nespolo, uma grande expressão da pop arte italiana.

Michele Chiarlo segue a filosofia de legítima expressão do Piemonte com vinhedos nobres (no caso deste Barbera datados de 1.976) e técnicas puristas de Vinificação com fermentação em Carvalho e estágio por mais 2 meses.

Sobre o DOCG Nizza: Nascido em 2014, é reconhecido como a cúpula das denominações da variedade Barbera. As vinhas que podem ostentar a designação “Nizza” são encontradas na área historicamente adequada para esta casta. A área de Monferrato é bastante restrita, onde existem apenas 18 municípios. As vinhas, posicionadas com grandes exposições (do sudeste ao sudoeste), têm rendimentos muito baixos (menos de 70 kg por hectare) e situam-se em solos designados “areia astiana”. O período de refinamento para o Nizza D.O.C.G é de pelo menos 18 meses e pelo menos 30 meses para o Nizza D.O.C.G Riserva.

Foi harmonizado com pasta, cogumelos e tomates frescos.

Custa R$927,23 na Devinum Importadora.

Em Londrina você pode comprar toda a linha Michele Chiarlo disponível no Brasil – com valores que começam em torno de R$176,00.

Até a próxima taça, Keli Bergamo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *