Ullage é o termo usado para descrever a quantidade de espaço livre entre o fechamento e o líquido dentro de uma garrafa de vinho e que tem grande importância, especialmente para garrafas mais antigas.
‘Os produtores visam níveis de enchimento de 3-10 mm no momento do engarrafamento. Com o tempo, um pouco de vinho será perdido pela absorção e evaporação da cortiça ”, disse o MW Dirceu Vianna Junior.
É uma das principais coisas que os compradores de vinho devem procurar, principalmente em safras mais maduras.
Em casas de leilão os resíduos pós evaporação são um dos pontos observados com maior cuidado para avaliação da saúde do vinho. A imagem abaixo foi compartilhada plea Christies:
“É o melhor guia que você tem para a condição de uma garrafa de vinho, especialmente se você não sabe ao certo como ela foi armazenada”, disse Matt Walls, presidente regional da DWWA para Rhône.
Além da idade da garrafa, o nível de ullage abaixo do nível médio representa um risco muito maior de deterioração ”, segundo o MV Dirceu Viana Jr.
Baixos níveis de enchimento indicam más condições de armazenamento, como alta temperatura ou baixa umidade.
Os especialistas, no entanto, relembram que este não é um método infalível, já que só a análise conjunta com outros fatores (incluindo degustação) possibilitará a aprovação ou não de determinado rótulo, mas certamente é um bom indicativo.
Fonte: Revista Decanter
Até a próxima taça, Keli Bergamo