Quem nunca sonhou em ter uma torneirinha de vinhos em casa que atire a primeira pedra.

Pois a equipe de produção da X Décima tornou esse sonho realidade no Brasil.

Acabou de ser lançado o XDécima on tap, uma máquina ao estilo de uma chopeira que permite o consumo dos deliciosos espumantes da casa diretamente das torneiras especialmente desenvolvidas para isso.

A equipe da X Decima sempre buscou inovação e junto com seu Enólogo Alejandro Cardoso, que prima pela elaboração de vinhos de qualidade e com excelente custo benefício, trouxe esse método ao Brasil, que promete revolucionar o consumo de espumantes em taça em bares, restaurantes e também em residências.

Depois de exaustivos testes, sempre buscando sustentabilidade, evitando desperdício e consumo de embalagens descartáveis, foi encontrado o método adequado, que preserva o frescor, aromas, sabores e pressão do espumante.

Cada vez que uma taça é servida a partir de uma torneira plugada a um barril de 20L grandes economias são observadas,  sobretudo no que diz respeito ao envase em garrafas de espumantes (energia elétrica, vidro, gaiolas, cortiças).

Por outro lado, o acondicionamento nos barris ainda afasta o risco de evolução precoce por má conservação ou até mesmo por ter sido a garrafa exposta à oxidação que ocorre após abertura da garrafa para o serviço em taça.

Os barris de inox alimentício estão disponíveis em versões de 20 litros. Para utilizá-los são necessários acessórios diferentes dos utilizados em chopeiras tradicionais, fornecidos pela própria XDécima em parceria com um grande fabricante nacional.

Os barris, aliás, são especiais para espumantes, pois a pressão é duas vezes maior, chegando a 4 atm, preservando, como disse acima, as mesmas características dos espumantes envasados em garrafas.

O espumante, tal qual quando envasado em garrafas, tem validade indeterminada, porém uma vez aberto deve ser monitorado periodicamente.

Gostaram da novidade?? Eu não vejo a hora de encontrar uma torneirinha de XDécima on tap pela frente.

Até a próxima taça, Keli Bergamo.

3 Replies to “Espumantes na Torneira”

  1. Maico, obrigada pelo comentário. Sim, conheço as máquinas da Garibaldi que mencionou, mas essas do post são um pouco diferentes. Essas iniciativas são muito válidas, tomara que o consumo dos espumantes em taça realmente caia no gosto dos brasileiros. Grande abraço, Keli

  2. Complementando…O pessoal da XDécima, a quem consultei antes da resposta, se coloca a disposição para demonstrações ou explicações mais técnicas. Abraço.

Comments are closed.