Esses dias surgiu uma dúvida sobre essas cápsulas em um grupo de colegas do mundo do vinho e resolvi escrever sobre o assunto.
Mas e você? Sabe o que significam essas informações nas cápsulas dos vinhos franceses?
Conhecidas como CRD (Capsule Représentative de Droit), trazem algumas informações muito relevantes sobre a procedência do vinho:
– A imagem central representa Marianne, que é o símbolo da República Francesa. Em torno de Marianne, encontra-se a informação sobre a capacidade da garrafa, uma referência à República Francesa e ‘D.G.D.D.I.’
– D.G.D.D.I. significa que os direitos de consumo de álcool foram pagos à Direção Geral das Alfândegas e Impostos Especiais.
– Cor: Se for verde, significa que se trata de vinhos de AOC ou AOP.
Se for azul, significa que é um vin de pays ou um vin de table. A cor vermelha pode ser usada em vinhos que não se enquadrem nas categorias acima (excetuados vinhos espumantes AOC (como champagne) e vinhos doces naturais AOC (Vins Doux Naturels) e “vins de liqueur”. Os dois últimos, por sua vez usam a cor laranja.
]O ‘R’ significa récoltant, o que significa que o vinho foi engarrafado pela mesma pessoa que possui as uvas e produziu o vinho.
O ‘N’ significa Négociant ou não récoltant, o que significa que a vinha não pertence à pessoa que engarrafou ou fez este vinho.
O ‘E’ é para entrepositaire agréé, o que significa que o vinho o vinho foi comprado de terceiro e comercializados com o nome do comprador no rótulo.
Por fim. Na faixa externa há um número antes de Recoltant. Esse ‘84’ indica o departamento onde o vinho foi engarrafado, que normalmente também onde o vinho foi produzido, mas nem sempre é o caso.
Ps. Desde junho de 2.019 a cápsula não é mais obrigatória. Nem todos ficaram satisfeitos com a notícia, pois a CRD foi uma forma indireta de prevenção da fraude e alguns órgãos do setor estão preocupados que a mudança na lei tornará a fraude mais simples. O Conselho de Produtores da Borgonha, por exemplo, recomenda a continuidade do uso nos produtos.
Até a próxima taça, Keli Bergamo