A convite do Ibravin e Sebrae passei alguns dias visitando a Serra Gaúcha e conhecendo opções de passeios durante a vindima.
Se você tem interesse em também dar um rolé por lá, na vindima ou não, confira as dicas que selecionei para vocês e dividi em 4 artigos:
Vinícola Don Guerino: Nossa primeira parada foi a vinícola Don Guerino, que é linda, linda, linda.
Fomos recebidos pela família Motter com muito carinho e provamos os espumantes e vinhos da casa, acompanhados de um almoço harmonizado no restaurante recém inaugurado.
O enólogo Bruno Motter tem uma “quedinha” pela Malbec, casta que aprendeu a amar quando cursava enologia em Mendoza. Aliás, tudo lá tem um pouquinho da história da família. O carrinho que ilustra alguns rótulos foi o veículo de Bruno na época da faculdade de enologia em Mendoza.
Adorei a visita e dentre os vinhos, me apaixonei pelo Teroldego.
Nossa segunda parada do dia foi na também linda Salton.
Com uma produção gigante, a Salton possui 70 rótulos (entre vinhos e destilados) e produz em média 13 milhões de litros ao ano.
Apesar de gigante, a vinícola possui uma relação muito próxima da agricultura familiar, pois 95% de suas uvas são compradas das mesmas famílias há décadas. Aliás, um fato comum aqui na Serra é que, até em grandes empresas, há sempre uma história familiar ou até um membro da família acompanhando a visita. Isso enobrece e mostra muito sobre a história dos nossos vinhos.
Meu destaque entre os vinhos foi o prosecco Domenico.
As visitas podem ser marcadas diretamente no site das vinícolas (só clica sobre o nome delas que tem o link).
Até a próxima taça, Keli Bergamo.
Ps. As fotos são do Julio Soares.