Arinto é, sem sombra de dúvidas, uma das castas mais importantes dentre as autóctones portuguesas. Na DOC Bucelas (norte de Lisboa) ganha ainda mais notoriedade, com uma marcante mineralidade que é sua característica evidente.
A Arinto tem aromas que lembram muito limão e maçã verde e que evoluem muito bem com o passar dos anos. Em termos de cultivo, é uma casta que consegue manter a boa acidez mesmo em climas mais quentes e por isso também é muito plantada no Alentejo, onde garante frescor aos blends brancos da região. Na região do Vinho Verde baseia costumeiramente espumantes e tem feito bonito aqui no Brasil também, no Vale do São Francisco.

SONY DSC
Sobre o vinho: o estágio de 6 meses em madeira criou nuances ligeiramente amendoadas que não ofuscaram as características frutadas do vinho, que tem deliciosas notas de limão, carambola e frutas brancas. Certamente um vinho para sentir evoluir com o passar do tempo e também para brincar com diversas harmonizações.
O Rubigo chega ao Brasil pela @evintagebr , importadora especializada em Portugal com vários achados bacanas. Confiram no site deles e sigam o perfil para conhecerem melhor.
Até a próxima taça, Keli Bergamo