O vinho é composto pela combinação perfeita de 4 uvas que revelam todo o
potencial da região da Campanha Gaúcha – Tannat, Cabernet Sauvignon,
Tempranillo e Merlot
O vinho Épico começou a ser elaborado em 2011 com o objetivo de ser o
expoente de mais alta gama da Vinícola Guatambu, e por isto representa
algo histórico, emblemático. Cada edição do Épico é limitada em até
5.300 garrafas e composto por um corte de três a quatro safras. Desde
2015, quando foi lançada a primeira edição, até 2020, quando foi lançada
a edição V, o rótulo conquistou diversas premiações, como o destaque
máximo no maior guia de vinhos da América Latina, o Descorchados, Melhor
tinto do Brasil pelo Guia Adega e Medalha de Bronze no London Wine
Challenge, se consolidando como um ícone brasileiro.
No último sábado, em uma degustação vertical inédita de todas as
edições, em comemoração ao Dia do Vinho, ao aniversário de 8 anos da
Vinícola e à reabertura do enoturismo, foi lançada a edição VI,
considerada destaque entre as demais, pois é elaborada com uvas das
safras 2018, 2019 e 2020, sendo esta considerada a melhor de todos os
tempos, por apresentar um clima extremamente seco e ensolarado no verão.
Conforme Gabriela Pötter, agrônoma e enóloga da Guatambu, o clima da
Campanha Gaúcha já é historicamente seco neste período, mas em 2020 esta
característica acentuou-se, resultando em vinhos tintos com notas de
frutas maduras, equilíbrio entre álcool e acidez, e maturação fenólica,
com taninos aveludados.
Contendo 14% de álcool e exibindo cor rubi violáceo intenso, a edição VI
traz profundidade aromática de frutas vermelhas como cereja e framboesa,
frutas negras como amoras, mirtilo, ameixa e um final de notas de
especiarias, como baunilha e cravo, com sensação mentolada. Em boca
apresenta muito equilíbrio entre teor alcoólico, acidez, e taninos
maduros com notas nítidas de cereja, framboesa e baunilha, num final
longo, persistente e com muita personalidade. “Em todas as edições há
fruta madura na medida certa e uma acidez presente e importante” –
comentou Suzana Barelli que participou de forma online da degustação
vertical dos vinhos Épicos, para o jornal Estado de São Paulo, publicado
em 8 de junho.
Nesta edição especial, a Vinícola Guatambu repaginou o rótulo, colocando
sua logomarca em evidência em uma medalha em alto relevo. “Queremos
oferecer um rótulo surpreendente e imponente, para abrilhantar a adega
dos clientes e para que a experiência ao abrir esta garrafa seja Épica”,
ressaltou Valter José Pötter, proprietário da Guatambu.