por Ayrton Morcelli Jr.

Sobre mim

Advogada em Londrina, sempre gostei de degustar e ouvir histórias sobre vinhos em reuniões de amigos e, pela curiosidade em conhecer mais sobre a produção e as pessoas nela envolvidas, passei a buscar cursos e meios de me aprofundar no tema. Em 2006 comecei a integrar uma confraria exclusiva para mulheres (COFEVIL), e logo percebi que jamais abandonaria aquele universo do vinho. Com o tempo me tornei presidente do grupo com mais de 40 de mulheres e aí percebi que era necessário mergulhar mais no assunto.

Fui convidada a fundar e a palestrar para novos grupos de confrarias em Londrina e também em cidades vizinhas. Logo passei a receber convites para palestras e degustações, bem como consultorias no mercado de vinho local, que até o momento era carente de profissionais especializados.

Guiando degustações e em contato direto com o consumidor final, senti que precisava ter uma formação de fato na área. Foi aí que iniciei vários cursos temáticos, busquei aprofundamento sobre regiões produtoras de vinhos e em métodos de vinificação. Fiz cursos como ‘Wine & Spirits Education Trust (WSET) – Nível 3’, ‘The French Wine Scholar’ – especializado na produção francesa e também cursei a ‘Academia dos Vinhos de Portugal’ me tornando Embaixadora dos Vinhos de Portugal Nível Intermediário. Também possuo certificação como Expert des Vins de Provence e, titulação técnica em Viticultura Básica, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Em meu último desafio concluído com sucesso me tornei Certified Port Educator, sendo uma das poucas profissionais do mundo autorizadas pelo IVDP a ministrar cursos oficiais sobre os Vinhos do Porto.

Sentido a necessidade de compartilhar tudo que aprendo, e com maior embasamento para tanto, passei a atuar como educadora. Em 2016 comecei a lecionar a disciplina de Enogastronomia na Menu Escola de Gastronomia. Em 2017 fui aprovada como educadora na escola internacional ‘Wine & Spirits Education Trust (WSET)’, ministrando aulas por todo Brasil. Em 2018 lancei um livro ‘Ciências do vinho: Noções básicas de enologia para curiosos enófilos’ como co-autora pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Toda a minha jornada enriquecedora no mundo do vinho me fez criar o Blog Vinhos por Keli Bergamo, contando sempre minha jornada como profissional de vinhos, falando sobre os vinhos degustados e também todas as curiosidades que vem por trás de cada rótulo.

Sempre dividindo conhecimento e descobertas, hoje sou colunista de sites de ‘lifestyle’, revistas e também presto consultoria para importadoras, bares e restaurantes tanto em Londrina como em outras regiões pelo Brasil.

Os bons relacionamentos cultivados em um trabalho pautado pelo conhecimento e verdade me abriram portas com outros profissionais mundo afora, o que só faz crescer a vontade em aprender e transmitir o conhecimento adiante. Hoje, não consigo mais imaginar como seria meu mundo sem o vinho.

Se você também é um interessado pelo mundo do vinho, pelas novidades e procura um conteúdo descontraído e com fundamentos, entre e explore o blog Vinhos por Keli Bergamo.