Semana Riesling 2020

por Keli Bergamo

Num ano atípico como 2020, os shows se transformaram em lives, o trabalho foi do escritório pra casa. Com esse cenário, a 3ª edição da Semana Riesling, idealizada pelo sócio-diretor da Vindame, Michael Schütte, também ganha novo formato: virtual. “Não realizar a Semana Riesling em 2020 nunca foi uma alternativa”, confessa ele.

Assim, a partir do dia 08/12, Michael, junto com convidados, realiza 6 master classes diferentes, com vagas limitadas, que exploram as mais diferentes facetas da tão versátil uva riesling, considerada por muitos, a rainha das uvas brancas, que tem seu berço no Valo do Reno na Alemanha e a uva mais plantada nesse país. “Os rieslings alemães têm grande qualidade e são ainda pouco conhecidos dos brasileiros. Por isso fazemos questão de realizar a Semana Riesling anualmente, desde 2018”, explica Schütte.

Confira a programação completa:

  • 08/12 – 19h
    • Tema: Vinhos do produtor Bürklin Wolf
  • 10/12 – 19h, com participação de Marcelo Copello e Philip Stassen, Gerente de Vendas Alemanha da vinícola Reichsgraf von Kesselstatt
    • Tema: Grosses Gewächs (equivalente ao Grand Cru) da região do Mosel, com vinhos dos produtores Kesselstatt e S.A Prum
  • 12/12 – 17h, com participação de Luiz Gastão Bolonhez
    • Tema: Rieslings Kabinett e Spätlese, considerados reserva e oriundos de frutas maduras, respectivamente, com rótulos dos produtores Kesselstatt e Baron Knyphausen
  • 15/12 – 19h, com a participação de Frederik Baron Knyphausen, dono da vinícola
    • Tema: Rieslings da região de Rheingau, com vinhos da vinícola Baron Knyphausen
  • 17/12 – 19h
    • Tema: Rieslings da região de Baden e Württemberg, onde serão apresentados vinhos dos produtores Graf Neipperg e Markgraf von Baden
  • 18/12 – 19h
    • Tema: Auslese, resultado das uvas mais maduras, inclusive botrytizadas, com rótulos das vinícolas Bürklin Wolf, Kesselstatt e S.A. Prum

Vale ressaltar que todas as vinícolas cujos vinhos serão apresentados durante a Semana Riesling 2020 são associadas ao VDP (Verband Deutscher Prädikatsweingüter), que reúne os 200 melhores produtores da Alemanha.

Todas as master classes que compõem a Semana Riesling 2020 acontecerão através da plataforma Zoom.us e funciona de maneira muito simples: ao adquirir um ou mais vinhos de cada evento, o participante recebe o acesso específico àquela degustação dirigida, que acontece ao vivo, na data e horário marcados: “normalmente, com os eventos físicos, a participação acaba ficando limitada à cidade de São Paulo ou outras próximas, como Campinas e Campos do Jordão, onde já realizamos, em edições passadas, eventos da Semana Riesling. Este ano, com a necessidade do distanciamento, encontramos essa alternativa que dá a oportunidade para pessoas de outros estados participarem também”, finaliza Schütte.

Os vinhos podem ser encontrados no site www.vindame.com.br ou ainda através dos telefones da importadora, e estão com condições especiais para o evento, com descontos de até 35%, dependendo da quantidade de garrafas adquiridas.

Vindame

Telefones:

11 2384-6946

11 94249-6500 – consultor Vitor

11 93500-6477 – consultora Patricia

Sobre a VINDAME

 Seguindo o princípio do taste vin, pelo qual são oferecidos apenas vinhos que os sócios se orgulhariam de compartilhar com seus parentes e amigos, a VINDAME tem como principal objetivo ser referência no mercado brasileiro para vinhos exclusivos de terroirs excepcionais. Os sócios estabeleceram rigorosos critérios para a escolha dos vinhos que integram o portfólio da empresa: o produtor deve ser ambientalmente responsável, evitando o uso de produtos químicos que podem alterar o sabor do vinho, além de prejudicar a saúde e o meio ambiente; cuidado extremo nos vinhedos, prioridade à colheita manual; intervenção mínima na vinificação; prioridade para uvas autóctones e leveduras indígenas; produção em baixa escala; alta qualidade, resultando em vinhos que expressem fielmente o terroir de onde provêm e garantam grandes prêmios e classificações.