1,8K
“Sangiovese é o vinho do almoço de domingo”. Vocês já devem ter lido essa frase em meus textos por aí. (Ps. Sei que hoje não é domino, mas é só pra vocês já se animarem para o próximo.)
Das versões mais simples, passando por meus amados Chiantis até chegar aos Brunellos e Super Toscanos, nunca é demais conhecer um novo vinho elaborado com esta casta.
Mas aqui há um degrau a mais, uma complexidade que lhe saca um pouco daquela versatilidade mas lhe confere um lugar de destaque em boas harmonizações que tenham mais textura ou gordura.
Sette Ponti Crognolo IGT 2017 é uma grande referência dos vinhos da Toscana, um super toscano (Sangiovese e Merlot) que não está entre aqueles nomes emblemáticos do início desse movimento, mas que, costumeiramente, surpreende colocado às cegas entre eles. Aliás, antes da criação deste rótulo, suas uvas eram destinadas à Antinori, mais uma prova de que este vinho circula entre os grandes. Seu irmão mais velho, Oreno, por sua vez, dispensa apresentações.
Um vinho que com uma breve aeração já é um deleite e que ganhará com mais uns 5 anos certamente.
Disponível na World Wine.
Até a próxima taça, Keli Bergamo
Postagem anterior