1,9K
Ontem degustamos este espumante na live e precisava registrá-lo aqui no feed.
A @coopvinicolagaribaldi é referência em espumantes de método Charmat de excelente relação preço qualidade e vem aumentando sua gama de produtos com estilos um pouco mais complexos.
O VG é elaborado com Pinot Noir (80%) e Chardonnay (20%) também pelo método Charmat, porém o que chamamos de “Charmat longo”, onde as leveduras não são retiradas do tanque imediatamente após s segunda fermentação, mas permanecem – neste caso por 12 meses – agregando textura e sabores ao espumante.
Ora, Keli… Mas se o objetivo é o mesmo do método tradicional porque não usá-lo de uma vez?
O Charmat longo tem como vantagens – dentre outras – garantir um custo mais baixo final, permitir uma maior complexidade sem que as notas autolíticas sejam tão intensas e valorizar o produto elaborado em tanque também como um ótimo harmonizador, já que lhe confere esse corpo mais amplo em boca.
Por fim, importante ressaltar que este espumante mais uma vez atesta a capacidade do Brasil em fazer os mais diversos estilos em faixas variadas de preço. Não é à toa que somos referências nestes produtos.
Obrigada à Cooperativa Vinícola Garibaldi pelo convite e também aos parceiros de live @ricamorari_enologo @dacostadeisi e @ricovinho pelo papo incrível de ontem.
Até a próxima taça, Keli Bergamo
Postagem anterior