Como boa pessoa que tem um espírito Benjamin Button dentro de mim, sempre fui chegada a uma sopa. Quando comecei a tomar vinhos logo vi que essa dupla seria um caso de amor eterno!!
Com esse friozinho chegando não dá pra descartar essa combinação né? Mas aqui também é bom pensar um pouquinho na hora de harmonizar.
E, mesmo com o frio, os brancos tem sua vez! A sopa traz o calor necessário ao corpo e o vinho é um excelente complemento em caldos mais leves.
Vamos às sugestões??
- Se a escolha for um caldo vegetal, como da foto em destaque, é importante fugir dos taninos. Ainda mais se estivermos falando em aspargos ou alcachofras, que são bem difíceis de combinar e podem metalizar vinhos mair corpudos. Na foto a harmonização foi feita com um Arbariño, mas você pode optar por outros brancos ou tintos beeeeeeeeeeem leves.Dúvidas? Leia mais aqui.
- Sopinha de tubérculos e uma carne? Um vinho leve como um Valpolicella, um Bardolino, ou um Pinot Noir é a pedida. Na foto o caldo de batatas com linguicinha ficou incrível com o Rastros do Pampa, Pinot Noir da Guatambu, vinícola da Campanha Gaúcha.
Se a sopa tiver mais corpo, carnes, legumes de todo gênero, carboidratos, dá pra pensar num vinho mais encorpadinho. A dica é o Fazzoletto, um Barbera com 20% de passificação, vindo do Piemonte e com um pouco mais de estrutura e calor. É importado pela Decanter com ótimo preço e facinho de tomar.
Gostaram? Não faltam opções para aproveitar o tempo frio e inovar nas sopas com ótimos vinhos.
Até a próxima taça, Keli Bergamo