Muscat de Beaumes de Venise

por Keli Bergamo

Muscat de Beaumes de Venise é uma AOC de Vins Doux Naturelles localizada na região do Rhone, França.


Os vinhos são doces e fortificados (mínimo de 11% de açúcar residual e 15% de álcool) e elaborados com Muscat a Petits Grains.

As vinhas crescem em antigos socalcos, outrora lar de olivais.

Sua história começou no século XIV o entusiasta do vinho Papa Clemente V plantou um vinhedo Muscat em 70 hectares da encosta de Beaumes-de Venise. Durante as guerras religiosas francesas, na época do Renascimento, os vinhedos praticamente desapareceram.
No final do século 19, os vinhedos foram quase erradicados mais uma vez, desta vez pela filoxera. Depois de quase ser esquecido, Muscat-de-Beaumes-de-Venise foi revivido no início do século 20, e Muscat-de-Beaumes-de-Venise Vin Doux Naturel recebeu o status de AOC em 1945, aplicado retroativamente para incluir o ano especialíssimo de 1943.

São muito conhecidos por seus aromas que mesclam flores brancas e cítricos como laranja. Neste exemplar de Vidal-Fleury da safra 2015 as características eram muito claras e o vinho estava sublime.


Harmonizei com um sorvete de manjericão e calda de frutas vermelhas. Com notas um pouco mais envelhecidas, costuma ganhar aromas mais caramelados também.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo

Deixe um comentário

Posts relacionados